Na parte de estudo teórico lemos o texto Gestão Curricular em Matemática de João Pedro da Ponte.
Apresento abaixo um resumo com as principais idéias.
..........O que os alunos aprendem resulta de dois fatores principais: a atividade que fazem e que reflexão que efetuam. O objetivo da atividade é o que chamamos de tarefa.
..........Há diversos tipos de tarefas matemáticas (problemas, exercícios, investigações, projetos e tarefas de modelação) e essas podem ser classificadas quanto: ao grau de desafio matemático (elevado ou reduzido), ao grau de estrutura (fechado ou aberto), a duração (curta ou longa) e quanto ao contexto (realidade, semi-realidade ou puramente matemático).
..........Sendo assim o quadro abaixo organiza os tipos de tarefas:
..........Usualmente uma estratégia de ensino envolve diferentes tipos de tarefas, pois um único tipo dificilmente atinge todos os objetivos curriculares.
..........Dessa forma, a gestão curricular realizada pelo professor tem a ver com o modo como o professor interpreta e reconstrói o currículo levando em conta fatores como: características dos alunos, condições e recursos da escola, materiais disponíveis, o contexto social e os objetivos curriculares transversais. Essa gestão exprime-se em dois níveis principais: o ‘macro’ que tem a ver com o planejamento da prática letiva e o ‘micro’ que corresponde a realização dessa prática na aula.
..........A planificação de uma unidade não se reduz à seleção das tarefas, essa planificação pressupõe a definição de uma estratégia de ensino que poderá ser: ‘ensino direto’ ou ‘ensino-aprendizagem exploratório’.
..........No ensino direto a teoria surge em primeiro lugar,depois a exposição da matéria, explicações e exemplos, tudo feito pelo professor, só depois acontece a realização dos exercícios e então envolvimento dos alunos, assim o professor assume o papel principal.
..........Já no ensino exploratório, em primeiro lugar surgem as atividades em que os alunos tem que participar ativamente, depois acontece uma discussão sobre o que foi feito e o que os alunos aprenderam, dessa forma o foco principal fica no aluno e o professor deve apenas moderar essa discussão e clarificar os conceitos. Nesse tipo de ensino, a reflexão que o aluno realiza sobre o que foi feito é fundamental para a aprendizagem, mas isso não significa que todo conhecimento resulta da exploração do aluno.
..........Estreitamente ligada á gestão do currículo está a avaliação, pois essa permite detectar problemas na aprendizagem dos alunos e no seu trabalho, vendo assim se há necessidade de mudanças.
..........A gestão curricular feita na aula não é apenas aplicar o que foi planejado. Cabe ao professor explorar as situações e reformular os objetivos e as estratégias de acordo com os acontecimentos da aula. A problemática da gestão curricular, então, está relacionada a dois pontos principais: a seleção das tarefas e a construção do conhecimento.
..........Ao fazer a gestão do currículo, o professor reconstrói necessariamente esse mesmo currículo, contribuindo de modo decisivo para a sua re-interpretação e transformação.
Clique aqui e confira esse texto na íntegra. Acessado às 19:55, em 04/05/2009.
3 comentários:
Oi Ana Paula,
gostei muito do resumo que você fez do texto do Ponte. Deu até vontade ler o texto todo.
Dirlene
Oi Ana,
Gostei muito do resumo, pois atraves dele me interessei pelo tema, e ja começei a ler o texto na integra, e esta sendo de grande proveito para mim.
Natalia
Oi Ana, também gostei muito do resumo do texto do Ponte,estou anciosa por mais postagens !
Erica
Postar um comentário